segunda-feira, 17 de novembro de 2008

jardim vivo

hoje fiz a simulação de um lago real. como de outras vezes, usei terra para plantas normal, mas usei terra nova, visto que a terra usada n'outros vasos já conter sementes e plantas daninhas que iriam estragar o trabalho. para começar usei um recipiente plástico pronto para o lixo, pois mais tarde será cortado e inutilizável. coloquei a terra já húmida e amassei algum barro juntamente com um pouco de terra de forma a uniformizar um pouco. o barro servirá para impermeabilizar a água do lago, e ao longo do tempo irá fundir-se com a terra que o rodeia.. para já apliquei algumas ervas daninhas semelhantes à relva, pois ajudam a manter a terra firme, mas exigem algum cuidado redobrado, pois crescem rapidamente, exigindo uma poda semanal.. na foto que mostro, podem ver do lado esquerdo um círculo branco, é um cone de papel com terra, onde plantei umas sementes de uma planta que ainda não conheço bem.. o papel vai permitir às raízes da planta manterem-se separadas das restantes, e em caso de darem um bom resultado, o papel acaba por apodrecer e a planta unir-se ao restante jardim.

comprei também uma planta carnívora, para aplicar no jardim, além de ser uma planta com uma forma diferente, não cresce rapidamente mas exige muita rega, tal como um bonsai, por isso se adequar a este jardim.. as restantes plantas serão provavelmente cactos, e alguns fungos como musgos e cogumelos (ainda em experiência). surge-me agora um problema, vou ter de separar os cactos das restantes plantas devido às quantidades de água, apesar de visualmente precisar destas misturadas, provavelmente vou ter de separar com barro os cactos das restantes plantas e aguardar resultados.













para terminar em grande, o serviço de chá! sim, começar pelo fim é bom, e lá vim feliz, contente, e com medo de chegar a casa com tudo em cacos.. mas aqui está..

4 comentários:

Ana Anselmo disse...

Gosto da ideia e vou acompanhar o seu crescimento...já agora, os musgos não são fungos e
os cactos como plantas xerófitas precisam de muito pouca água e um solo arenoso ,a impermeabilização com argila impede a drenagem da água.
Bom trabalho
Ana Anselmo

cheshire disse...

bom dia ana, obrigado pelas informações, e sem querer abusar, como devo fazer parar separar em terra, os bonsais que necessitam muita água, dos cactos? ou nao é necessario?

já vi um link de plantas em miniatura que postou, são realmente fabulosas mas não sei onde as encontrar.

bom trabalho

Ana Anselmo disse...

Bem, eu não sou especialista em plantas de interior, sou bióloga e com gosto por plantas. Criar plantas de modo a integrá-las em espaços tão reduzidos, mais ainda com necessidades fisiológicas tão diferentes é sem dúvida um desafio.
O problema aqui é que as plantas que necessitam de muita água, não gostam de ambientes secos, em termos de humidade do ar, por seu lado os cactos precisam de pouca água e gostam de ambientes secos. No entanto, eu experimentaria colocar os cactos dentro de um recipiente plástico,que os separasse das restantes plantas mas com boa drenagem. Talvez procurar na net que tipo de cactus existem que se possam adaptar melhor ao seu projecto.
Quanto ao meu post tudo o que sei é o que escrevi (penso que está lá um link)
um abraço
Ana

Ana Anselmo disse...

Vê este site, http://site.voila.fr/kusamono/
tem muita coisa relacionado com as plantas em miniatura incluindo carnívoras e bonsais e um forum,onde eventualmente poderás tirar algumas ideias/dúvidas.

Já agora espreita aqui, embora sejam plantas aquáticas, também são minis..
http://foro.acuarios.es/paisajismo-area-general/14971-minis-acuarios-octopus.html